Eleições 2022

O que pensam Haddad e Tarcísio sobre o Trem InterCidades?

Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tarcísio de Freitas obteve 9.881.786 (42,32%) dos votos e Fernando Haddad, 8.336.805 (35,70%) dos votos. Os paulistas mandaram para a casa o atual Governador Rodrigo Garcia, e o PSDB deixa de comandar o estado depois de 30 anos.

O projeto de trem de passageiros que ligaria a Região Metropolitana de São Paulo com outras metropoles, como Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, esteve presenta nas promessas dos candidatos:

Tarcísio reaproveita planos de Garcia

O candidato do Republicanos em seu plano de governo da candidatura ao Governo Estado de São Paulo, fala sobre o projeto do Trem InterCidades. Enquanto o atual governado Rodrigo Garcia falou em iniciar obras do TIC entre São Paulo e Sorocaba, Tarcísio cita o eixo norte do TIC e fala em uma extensão deste atendimento até a região do ABC. Fala também em iniciar os projetos para as outras linhas, como para Sorocaba, São José dos Campos e Baixada Santista.

Vamos implementar o Trem Intercidades, com a contratação da operação da linha entre Americana e São Paulo, passando pelas cidades de Campinas, Jundiaí, São Paulo e região do ABC. Iniciar os estudos e projetos para segunda linha, ligando Sorocaba a São José dos Campos, assim como o acesso à Baixada Santista.”

Haddad quer um trem mais veloz

O candidato do PT e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, em entrevista à TV Globo, defendeu um projeto diferente da ideia da atual gestão na ligação ferroviária entre São Paulo e Campinas.

No plano atual, o serviço corre junto a via férrea existente com velocidade máxima de 120 km/h. “É um trem que vai operar na casa dos 160, 170 km/h. É um trem que é possível ligar duas cidades distantes, entre 100, 120 150 quilômetros uma da outra”, afirmou o ex-ministro da educação. O plano do Haddad, no entanto, em teoria está menos avançado que o atual TIC. O ex-prefeito também defende trens entre São Paulo e Sorocaba, Santos e Vale do Paraíba.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus