Ônibus

TEVX Higer conclui testes com ônibus elétrico em Curitiba

A TEVX Higer anunciou que foram concluídos os testes com seu ônibus elétrico em Curitiba. O veículo conta com 12,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 78 pessoas.

De acordo com a empresa, durante o período de teste, o coletivo rodou em cinco linhas tradicionais da cidade – cada dia em uma – simulando situações de rotina com mais de 1052 quilômetros percorridos.

O conjunto de 12 baterias configurado para atender ao mercado brasileiro mostrou toda sua potência ao trabalhar sob temperatura variando de 10º C a 20º C, com ar condicionado digital elétrico ligado e registrando uma autonomia de até 323 km.

O consumo médio ficou na casa dos 1kwh/km, o veiculo foi guiado por 10 motoristas diferentes que receberam treinamento de condução por dois dias e acompanhamento na linha. Não foram registrados problemas mecânicos ou elétricos com o veículo.

O experimento teve o apoio de parcerias com diferentes atores do segmento, como o Projeto TUMI E-Bus Mission, que reúne entidades de fomento à eletromobilidade no mundo – WRI, 40Cities e GIZ, além da ENELX.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus