Divulgação
Trem de Carga

Locomotivas estilizadas reforçam campanhas com temas sociais

Ações de comemorações e de campanhas vêm ganhando espaço também no setor sobre trilhos. Entre julho e agosto de 2022, por exemplo, a operadora ferroviária Rumo Logística promoveu ações de visibilidade a temas sociais, estilizando suas locomotivas.

Foi o caso da campanha “RESPEITO IMPORTA”, em celebração ao mês do orgulho LGBTQIAP+, em que a locomotiva 9042 recebeu revitalização temática referenciando a diversidade de gênero:

Divulgação

Já a locomotiva 9037, passou por um processo cuidadoso e delicado de revitalização em face a homenagem à Estrada de Ferro Araraquara (EFA), em agosto, valorizando a história local:

Divulgação

Quem está por trás dos trabalhos é a empresa Tempo Operações Industriais, especializada em reforma, manutenção e revitalização de vagões e locomotivas, com sede administrativa em Sorocaba-SP e atuação em todo o Brasil.

O layout e o projeto é fornecido pelo cliente. A partir disso, nosso trabalho de revitalização passa por etapas que incluem: lavagem, higienização, preparação para a pintura e ajustes mecânicos. Todas elas dependem de como nós recebemos a locomotiva, mas o processo completo leva em torno de 3 semanas”, afirma Juliani Barbosa, diretora executiva da Tempo.

Já a nova campanha será do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, prevista para ser lançada no início de outubro.

Está prevista a convocação de todas as mulheres que trabalham direta ou indiretamente na ferrovia, para que sejam feitos os registros e uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, no pátio ao lado da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa em Araraquara-SP). “Em seguida, a locomotiva vai rodar por todos os trechos da malha ferroviária onde a Rumo opera”, revela.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus