A Linha 10-Turquesa da CPTM e o Expresso Tiradentes devem ganhar integração com a futura Linha 16-Violeta do Metrô, de acordo com o Projeto Diretriz, disponível do site da operadora. Recentemente a empresa publicou o edital de licitação para o anteprojeto da Linha.
Leia também:
- Região do Hospital Santa Marcelina poderá ganhar estação do Metrô e CPTM;
- Entenda como será a tripla conexão na estação Paraíso entre linhas 1, 2 e 16;
- Túnel para 4 vias e super tatuzão: como será construída a Linha 16 do Metrô.
Segundo o longo documento com mais de mil páginas e dois volumes, a estação São Carlos estará localizada no bairro da Mooca, próxima à tríplice fronteira administrativa dos distritos da Mooca, Ipiranga e Cambuci, na esquina da avenida Presidente Wilson com a rua Presidente Pinto Lima.
O nome “São Carlos” é o mesmo do antigo viaduto que transpõe a via férrea. Em mapas de 1958, a estrutura já existia.
A nova parada deve ficar ao sul da estação da CPTM, chamado de Parque da Mooca. A posição acima (em verde), mostra que a nova estação ficará entre a CPTM e a futura parada do Expresso Tiradentes. Já a estação da Linha 10 aparece acima com o traçado mais grosso “turquesa”.
O projeto de integração entre a estação e o BRT, no entanto, depende também da construção de uma nova parada no corredor de ônibus entre as estações C.A. Ypiranga e Alberto Lion.
O ponto de embarque ainda deve promover integração com outras linhas de ônibus municiais, sendo uma média de 84 ônibus (hora/pico da manhã).
Com demanda diária prevista de 56.110 passageiros, dos quais 4.946 são de embarques e 7.849 de desembarques na hora pico manhã, a estação teve prevista a integração com quatro linhas da CPTM: 10-Turquesa, 10-Turquesa (Expresso ABC), 13-Jade e Trem Inter Cidades – TIC.
Sobre a Linha 13, a CPTM acabou descartando o projeto. O Expresso ABC também não vem aparecendo nos mapas da rede futura, e o Trem InterCidades até a Baixada Santista ainda é um projeto incipiente.
Já sobre a futura estação da Linha 16, as análises apontam que no horário crítico da manhã, 9.758 usuários (76%) farão integração com a CPTM, 2.526 com ônibus (20%) e 511 serão lindeiros (4%). Terá profundidade média de 29,20 m.
“O baixo número de passageiros locais poderá aumentar expressivamente com a verticalização do entorno, hoje de baixa densidade e de caráter industrial, estimulada pela transformação da região em uma centralidade de transporte de caráter regional, de onde se poderá partir para a Baixada Santista, ABC, Guarulhos, Aeroporto Internacional de Cumbica, centro e demais regiões atendidas por metrô e pelo Expresso Tiradentes.”
1 comentário