A Vila Augusta é um dos bairros centrais mais antigos de Guarulhos, sendo que no começo do século XXI, a parte oeste da região onde hoje se encontra o distrito era chamada de Bairro dos Telles e a leste de Palmeiras. Em 1916 foi inaugurada a Estação Vila Augusta, integrante do ramal Guapyra – Guarulhos da Tramway da Cantareira.
Atualmente é considerado um bom bairro da cidade, com um uso misto do solo, com moradias e comércio, e a região deverá ganhar nos próximos anos uma estação de metrô. A futura estação Vila Augusta terá aproximadamente 24 metros de profundidade, e no traçado da Linha 19-Celeste fica entre as estações Guarulhos e Dutra.
Segundo o estudo “EIA/RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental da Linha 19 – Celeste“, o futuro ponto de embarque ficará na quadra compreendida entre a avenida Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco e a avenida Guarulhos, desde um primeiro cruzamento dessas vias na altura da av. Pref. Gabriel José Antônio, se estendendo até outro cruzamento entre essas duas principais avenidas de Guarulhos, em extensão de cerca de 350m.
Esta quadra receberá o corpo da estação e plataformas, estando previsto um outro polígono para abrigar o acesso à estação do lado oposto à av. Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco, na rua Antônio Iervolino.
“Lindeiras à rod. Pres. Dutra, situada a cerca de 300m da estação, na altura dela na margem norte, comparecem usos com lotes grandes de concessionárias de veículos, comércio atacadista, loja de material de construção e motel. A estação está inserida na Zona de Uso Misto A nas quais se pretende incentivar a formação de centros comerciais e de prestação de serviços, sendo que ela contribuirá para a consolidação desses setores.” – diz o estudo.
A previsão do Metrô é que a linha 19-Celeste, que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, até o centro de São Paulo, na estação Anhangabaú, esteja pronta em meados de 2030.