VLT

Reino Unido abre caminho para ônibus e trem com guiagem não física

O Reino Unido abriu caminhos para testes com trens ou veículos leves sobre pneus – VLP que usem sistemas de orientação não físicos.

Atualmente, o processo Transport & Works Act – TWA abrange apenas modos com orientação física, como trilhos ou cabos. A mudança planejada visa facilitar o desenvolvimento e a implantação de tecnologias para orientação não física, como o uso de sensores para detectar marcações rodoviárias ou ler o ambiente ao redor.

A mudança ainda viabiliza a aprovação de veículos sem motorista totalmente autônomos usando formas não físicas de orientação, desde que cumpram os requisitos em legislação relevante.

O Departamento de Transportes do Reino Unido realizou uma consulta sobre as alterações propostas que atraiu 16 respostas, das quais 15 apoiaram a alteração na legislação.

A intenção é apresentar o projeto ao parlamento até o final de 2022. A mudança se aplicaria à Inglaterra e ao País de Gales.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus