Divulgação
Trem de Carga

Locomotiva da Rumo é repaginada em homenagem a ferrovia de 1895

A operadora de trens cargueiros Rumo, em parceria com a prefeitura de Araraquara, apresentou nesta sexta-feira, 26 de agosto de 2022, uma locomotiva em homenagem à Estrada de Ferro Araraquara (EFA).

O eixo ferroviário foi fundado em 1895, e ajudou no desenvolvimento de bairros da região. Foram pouco mais de 70 anos de existência e um legado que permitiu o desenvolvimento por cerca de 400 quilômetros de extensão no noroeste paulista até as margens do Rio Paraná, divisa com Mato Grosso do Sul.

Divulgação

A locomotiva foi repintada seguindo os modelos GP-9 e GP-18, que começaram a rodar pelos trilhos da EFA entre 1958 e 1960. O veículo passará integrar a frota de mais de 1.200 locomotivas da Rumo.

Divulgação

É sinônimo de orgulho ver o nome de Araraquara estampado na locomotiva”, afirma o prefeito Edinho Silva. “Uma justa homenagem à história do município e das ferrovias que seguem contribuindo para o desenvolvimento econômico do país.”

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus