Nesta quarta-feira, 31 de agosto de 2022, foi retomada as escavações no sentido sul da Linha 6-Laranja do metrô. A tuneladora Maria Leopoldina já fez o túnel desde o poço VSE Tietê até o SE Aquinos e agora iniciou seu percurso para sua segunda parada, a estação Santa Marina.

O Governador e candidato a reeleição, Rodrigo Garcia, disse em evento realizado no local que a obra que vai ligar as estações Brasilândia e São Joaquim será entregue em até 3 anos.
O equipamento, conhecido como Tatuzão, fará a perfuração em solo, com previsão de percorrer 12 metros em média por dia, realizando o trecho que compreende as estações Santa Marina até São Joaquim. Uma segunda tuneladora fará o sentido norte da linha com previsão de início em outubro, até a futura estação Brasilândia, com escavação em rocha.

O maquinário pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Entre os diferentes profissionais envolvidos na operação e logística da tuneladora, estão engenheiros/as, operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria, responsáveis de saúde e segurança.