Estação Sorocaba
Especial de férias Trens Urbanos

Qual demanda que justifica a adoção de um trem metropolitano? 

Qual demanda que justifica a adoção de um trem urbano para o transporte de passageiros? O estado de São Paulo conta com algumas regiões metropolitanas, sendo algumas delas a de São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba e Campinas.

Os trens metropolitanos atualmente atendem apenas as regiões da grande São Paulo e de Jundiaí. Há planos para levar trens de passageiros até a região de Campinas, inclusive com serviços paradores.

Já a malha sobre trilhos com serviços cargueiros chegam às regiões mais adensadas, sendo além das três citadas acima, a de Sorocaba, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

Mas para que as localidades tenham os serviços ferroviários urbanos,  a atividade econômica para receber trens estão em regiões com demanda de mais de 20 mil passageiros por hora e sentido, de acordo com uma resposta da CPTM sobre um trem de passageiros cogitado em Suzano.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus