O projeto da Linha 19-Celeste do Metrô, que vai promover uma ligação metroviária entre o centro da cidade de São Paulo e o Bosque Maia, em Guarulhos, deve ter audiências públicas.
Os encontros serão sobre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente – EIA/RIMA, convocados pelo Consema – Conselho Estadual do Meio Ambiente. O órgão está ligado a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.
O primeiro encontro deve ocorrer no dia 12 de julho de 2022, às 17 horas, no Campus Vila Maria da UNINOVE – Universidade Nove de Julho – Rua Guaranésia, 425 – Vila Maria, São Paulo.
Já o segundo deve ser no dia 14 de julho de 2022, às 17 horas, na Escola Senai – Hermenegildo Campos de Almeida, Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 601 – Jardim Paraventi, em Guarulhos.
Avanços em 2022
A linha está em fase de estudos, segundo o mais recente relatório integrado da companhia, que faz um balanço sobre as ações em 2021 e planos para o futuro, em 2022 a empresa pretende “concluir as sondagens e os ensaios nos cinco lotes contratados”.
O novo eixo metroviário deverá ter 17,6 km de extensão e 15 estações no trecho inicial entre Bosque Maia e Anhangabaú, com a previsão de cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, em Anhangabaú.