Renato Lobo | Via Trolebus
Trem de Carga

ANTT faz visita técnica em malha da MRS compartilhada com a CPTM

Representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estiveram na última sexta-feira, 10 de junho de 2022, em uma visita técnica na concessão da MRS Logística, no trecho da malha ferroviária entre Jundiaí, Itaquaquecetuba e Rio Grande da Serra, no Estado de São Paulo.

A comitiva percorreu a malha dos trens de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no trecho que há compartilhamento de via férrea com os trens de carga da MRS, concessionária da ANTT. A visita incluiu também o terminal intermodal de Jundiaí. A comitiva da ANTT foi acompanhada pelo presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, pelo diretor de Relações Institucionais, Gustavo Bambini, e executivos da companhia.

De acordo com a operadora cargueira, a renovação do contrato da MRS deve sair até o fim de julho, e a segregação das linhas do trens de carga e da CPTM é uma das contrapartidas. Serão investidos R$ 2,2 bilhões na construção de uma malha própria nesse trecho, que deve ampliar a produtividade e a capacidade de carga de 4 toneladas úteis (TU) para 10 TU por ano. São cargas que trafegam entre as cidades do interior paulista e o Porto de Santos.

Os investimentos que estão previstos na renovação da MRS Logística são robustos e vão permitir seguir nosso plano de revolução do setor ferroviário e de maior equilíbrio da matriz logística. Vamos mais que dobrar a capacidade de carga, reduzindo o custo de frete e garantindo mais eficiência para o setor logístico do país, tanto na exportação como na importação via porto de Santos”, disse o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus