Renato Lobo | Via Trolebus
Monotrilho

Metrô divulga possível traçado de extensão do monotrilho até o Ipiranga

O Metrô de São Paulo divulgou em seu relatório de empreendimentos mais recente, datado do mês de abril de 2022, o possível traçado do monotrilho da Linha 15-Prata, em sua extensão até a estação Ipiranga.

A projeção ainda tratada como “traçado funcional”, podendo ser alterada no futuro. Não é muito diferente do que já foi divulgado, e mostra o meio de transporte correndo ao lado da pista no sentido centro e também ao lado de uma comunidade instalada na região. Depois o meio de transporte cruza a via férrea da CPTM, e chega até a estação Ipiranga, promovendo então a conexão com a Linha 10-Turquesa. Nota-se que haverá uma área de manobra após o viaduto Pacheco e Chaves:

Comunidade da Vila Prudente:

Foto: As Vozes da Vila Prudente

De acordo com o relatório, atualmente está ocorrendo o processo de desapropriação e obtenções de licenças. Em setembro de 2021 o governo de São Paulo decretou de utilidade pública para desapropriação, imóveis entre as estações Vila Prudente e Ipiranga, situados em seis terrenos, que somam área de 30.861 metros quadrados.

As áreas estão entre o encontro das avenidas Henry Ford e Luiz Inácio de Anhaia Mello, no alinhamento da rampa de acesso ao Viaduto Grande São Paulo, fundos dos imóveis do alinhamento ímpar da Avenida Presidente Wilson, todas confrontando com a faixa da ferrovia. Há um temor por parte de lideranças populares de desapropriações de comunidades que ficam na região.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus