Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Greve no Metrô de SP: Assembleia discute possível greve nesta quarta-feira (25)

O sindicato dos metroviário iniciou a pouco uma assembleia que poderá resultar em uma greve nas linhas operadas pelo Metrô de São Paulo nesta quarta-feira, 25 de maio de 2022.

O grupo afirma que considerou insuficientes as propostas do Metrô mas aceitou a Cláusula de Paz, com manutenção do Estado de Greve, orientada pelo TRT.

A proposta da empresa com relação aos Steps/Isonomia foi a seguinte: Metrô realizará o ciclo de mérito 2021 no mês de agosto/22, conforme critérios estabelecidos do Plano de Remuneração e Carreira vigente – não haverá pagamento retroativo. A partir de 1º/6/22 não será mais praticada a política de escala de acesso. Os funcionários que estão em escala serão enquadrados, na mesma data, no salário inicial do cargo.” – diz nota do sindicato.

De acordo com a entidade, a proposta não atende a reivindicação dos trabalhadores. Também não foi aceita a proposta de reajuste de 12,26%. O grupo diz que a operadora negou o pagamento das PRs de 2020, 2021 e 2022 e do vale-peru. Diz também que o Metrô não aceitou a reintegração dos demitidos de 2019 e os desligados por aposentadoria especial em 2020.

A decisão da paralisação deve ocorrer por volta das 21 horas. Caso ocorra a greve, as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata devem ser afetadas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus