Em mais um adiamento, o funcionamento do novo sistema de sinalização para controle de trens, O CBTC, e o funcionamento das portas de plataforma nas estações terminais da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo ficaram para junho de 2022.
Já o funcionamento do CBTC na Linha 3-Vermelha ficou para dezembro de 2022. As informações constam no mais novo relatório de empreendimentos da companhia, datado do mês de abril. O funcionamento das divisórias em Palmeiras-Barra Funda pode sair para agosto, enquanto em Corinthians-Itaquera para outubro.
Todas as intervenções tem a Alstom como fornecedora. Já o contrato com o Consórcio Kobra prevê portas de plataforma em seis estações da Linha 3 ainda em 2022, entre elas Bresser-Mooca e Belém.
Atrasos no CBTC
Em 2008, O Metrô de São Paulo assinou um contrato com a empresa Alstom por mais de R$ 700 milhões, valor não corrigido, entretanto o serviço até hoje não foi finalizado – e deveria estar pronto em 2012.
O CBTC, sigla em inglês para Controle de Trens Baseado em Comunicação, resultaria em 20% a mais de trens para o sistema, diz o diretor do Metrô na época, Mário Fioratti Neto ao jornal Folha de S. Paulo. Na linha 3, por exemplo, o intervalo deve ser reduzido de 105 para 90 segundos.