Foto: Samuel Rocha
SPTrans

Atualização sobre a greve de ônibus em São Paulo nesta quarta (25)

Trabalhadores do transporte por ônibus na cidade de São Paulo prometeram fechar terminais na tarde desta quarta-feira, 25 de maio de 2022. A paralisação é por reajuste salarial, e deveria ocorrer entre 14h e 17h.

Mas o sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo informou que suspendeu o protesto em terminais que ocorreria nesta quarta.  A Justiça do Trabalho concedeu liminar “limitando” as manifestações, segundo a entidade.

 

YouTube video

O SINDMOTORISTAS realizou uma reunião para debater e traçar estratégias que avancem os rumos da Campanha Salarial da categoria. Os profissionais não descartam paralisações, mas seguem em “Estado de Greve”.

Uma nova reunião deverá acontecer nesta quinta, 26, entre os empresários e o Poder Público para discutirem uma contraproposta a ser apresentada aos trabalhadores. “Vamos aguardar o resultado desse encontro. No entanto, seguimos em Estado de Greve. Não vamos ceder um único direito, uma única reivindicação. Os trabalhadores estão decididos, firmes e fortes junto ao sindicato”, afirmou o presidente do sindicato, Valdevan Noventa.

Principais reinvindicações da categoria:

  • Reajuste Salarial de 12,47%, mais aumento real;
  • Vale Refeição de R$ 33,00 (unitário);
  • Equiparação de todos os benefícios para os trabalhadores e trabalhadoras das empresas do sistema complementar (empresas novas);
  • Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de R$ 2.500,00;
  • Fim das escalas com uma hora para refeição sem remuneração;
  • Reajustes nos valores dos benefícios: Auxílio Funeral, Seguro de Vida, Convênio Médico e Odontológico etc;

Os trabalhadores foram informados que as negociações salariais estão emperradas em razão da má vontade e egoísmo do setor patronal, que já declarou que irá priorizar a questão dos atrasos dos repasses dos subsídios com a Prefeitura.” – diz o comunicado.

Segundo ainda a entidade, “também, tomaram conhecimento da proposta sem vergonha apresentada pelo SPUrbannuss, prontamente rejeitada pela direção do sindicato e Comissão de Negociação de Trabalhadores, em reunião no último dia 19.”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus