Trem de Carga

Trens de carga a Hidrogênio da CRRC vencem rigoroso frio da Mongólia

A CRRC, fabricante chinesa de trens e locomotivas, anunciou que seus veículos movidos a hidrogênio superaram o rigoroso inverno da Mongólia.

De acordo com a empresa, os comboios operaram em condições climáticas abaixo dos -30°C. “Desde as operações de teste em junho passado, essas locomotivas movidas a hidrogênio percorreram um total de 5.818 km no trecho e estão em ótimas condições de operação.” – diz comunicado da fabricante.

Está em curso uma tendência mundial no teste de veículos ferroviários movidos a hidrogênio. A fabricante Alstom, por exemplo, já oferece em sua carteira de produtos, trens de passageiros do tipo que podem prestar serviços regionais. O Japão, por sua vez, deve testar composições a hidrogênio em linhas urbanas.

Os comboios possuem um conjunto composto por uma pilha de combustível e um tanque pressurizado a hidrogênio armazenado em forma gasosa. A pilha gera eletricidade com a mistura do hidrogênio embarcado e do oxigênio presente no ar ambiente.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus