Foto: Jornal Bem-Te-Vi
Trem de Carga Trens Urbanos

Mais da metade das ferrovias de São Paulo estão desativadas

O Estado de São Paulo conta com uma malha ferroviária ativa de 2.390 quilômetros, sendo outros 2.530 quilômetros de trilhos sem utilização, ou seja, mais da metade. Os dados estão em uma reportagem da Folha de São Paulo.

O texto cita plano em desenvolvimento do governo estadual sobre a transformação da malha ferroviária desativada, com baixa capacidade ou ociosa em shortlines, que são as linhas de trajeto curto.

O projeto segue a aprovação da lei federal 14.273, do ano passado, que baseou o envio de um projeto de lei sobre o assunto à Assembleia Legislativa. Apenas 11% do transporte de cargas no estado é feito por meio de ferrovias, ante os 84% de participação das rodovias e 5% de outros modais (aéreo e dutos), índice inferior à média brasileira, de 23%.

Além das shortlines, está no radar novas concessões ao setor privado de linhas ociosas espalhadas pelo estado, envolvendo governo federal e a concessionária responsável pelo trecho.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus