O Expresso Turístico é um serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, sendo um trem turístico que faz viagens entre a Estação da Luz, em São Paulo, e Paranapiacaba, Mogi das Cruzes e Jundiaí, com o objetivo de divulgar a história das ferrovias e dos trens.
O trajeto Luz – Paranapiacaba, leva os viajantes à histórica vila que foi testemunha de uma fase de expansão da tecnologia no Brasil. As opções de visitação são o Museu do Castelinho, o Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, o Parque Estadual da Serra do Mar (Itutinga Pilões), a Casa Fox, o Museu Tecnológico Ferroviário do Funicular, a Casa da Memória, o Centro de Visitantes, o Clube União Lyra Serrano e o Antigo Mercado.
Aumento na oferta de lugares
O Via Trolebus recentemente teve acesso a um documento que mostra os planos da companhia para 2022. No Expresso Turístico para Paranapiacaba, empresa tem planos em “ampliar 100 % da oferta de lugares”.
Ainda não se sabe sobre como a CPTM pretende aumentar os assentos. Se vai ter mais partidas com o trem atual, ou se vai colocar a disposição umalitorina para o serviço.
Estudos
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM confirmou em 2020, em uma resposta em uma rede social, estudos para usar uma litorina nos serviços do Expresso Turístico:
Olá, Eliezer. Existe uma proposta, ainda sem data definida, em utilizar a Litorina no Expresso Turístico nas rotas hoje existentes. Quanto ao trem de Morretes ambos são do mesmo fabricante, modelo com pequenas diferenças de motorização e também de bitola.
— CPTM (@CPTM_oficial) June 18, 2020
O Budd Rail Diesel Car, RDC ou Buddliner, uma automotora diesel, foi construída entre 1949 e 1962, e esta unidade foi reformada pela CPTM nesta década.
Chegam ao Brasil na década de 50, encomendadas pela R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal S/A), e o apelido de Litorina foi mantido para os carros da Budd e até mesmo publicado em propagandas oficiais. Nesta semana, o veículo rodou pelas linhas da companhia, conforme registro de Raphael Comitre: