YouTube video
Ônibus

Conheça o ônibus elétrico rodoviário da JSL

Fundada em julho de 1956 pelo imigrante português Julio Simões, a transportadora de mesmo nome que depois passou a ser chamada de JSL, acabou adquirindo seu primeiro caminhão e começar a transportar produtos para hortas, pomares e granjas, no trajeto entre Mogi das Cruzes para São Paulo e Rio de Janeiro.

Já na década de 70, a empresa possuía uma frota de 42 caminhões. Mas foi no final da década de 80 que o Grupo iniciou sua diversificação passando a atuar em locação de veículos leves e fretamento para transporte de passageiros.

Em 2020, a atividade de holding, que até então era realizada pela própria JSL, passou a ser exercida pela SIMPAR, e atualmente é a maior plataforma de serviços logísticos no Brasil.

O grupo recebeu ainda nota B- no mais recente relatório publicado pela CDP, organização sem fins lucrativos que detém o maior banco de dados sobre ações ambientais promovidas por empresas em todo o mundo. A avaliação da JSL está acima da média global tanto para o setor de transporte intermodal e logística, que detêm nota C.

Por falar em sustentabilidade, a empresa testou um ônibus elétrico. O Via Trolebus conversou com o Anderson Fontes da JSL, que explicou como foi a experiência da empresa em testar este tipo de veículo em uma frota majoritariamente movida a diesel.

Renato Lobo | Via Trolebus
Renato Lobo | Via Trolebus

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus