Foto: Via Trolebus
CPTM

Série 3000 da CPTM consta em lista de operacionais, apesar de mais de um ano parada

Os cinco trens da série 3000 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM seguem inoperantes há pelo menos mais de um ano. Apesar disso, a página da operadora que mostra a frota atual e a distribuição das linhas, aponta a composição fabricada pelo consórcio Siemens/SGP/Mitsui como operacional na Linha 10-Turquesa. Os comboios foram vistos pela última vez levando passageiros no ano passado.

Possível aposentadoria

O trem conhecido com o som de tração parecido com uma sinfonia poderá dar adeus definitivo aos trilhos da companhia, segundo o presidente da CPTM, Pedro Moro, em resposta a um usuário nas redes sociais:

As declarações foram dadas em 2020, e dias depois, durante a entrega do terceiro trem da série 2500, Moro afirmou que não há prazo para extinção do modelo.

“O que eu falei lá é que estamos em constantes modernização da frota. Os trens da série 3000 apesar de serem recentes, alguns requisitos técnicos não são tão modernos quanto as outras frotas. Então a gente está sempre em constante atualização, e conforme a gente vai modernizando a frota, a gente vai retirando a frota antiga. O 3000 uma hora será retirado de circulação. Não tem prazo e não há nada definido”, disse.

A ausência do trem que prestou serviços muitos anos na Linha 9-Esmeralda e que foi cogitado para rodar no extinto projeto “integração centro” evidencia problemas sérios com os competentes.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Os 3000’s foram adquiridos em 2001. A operadora realizou a licitação internacional em 1994, financiada pelo BID, prevendo a aquisição de uma frota de 10 trens unidade elétricos de 4 carros.

Por questões econômicas de governo paulista, o contrato foi congelado. Após os Tumultos na CPTM em 1996, o governo paulista retomou o projeto de remodelação dos subúrbios e contratou as obras faltantes na Linha 9, incluindo os trens. Assim, o contrato assinado em 1994 só foi efetivado em 4 de julho de 1997, por US$ 70 milhões, prevendo-se a entrega dos trens em 36 meses.

Os trens unidade foram construídos na Alemanha (com peças importadas do Japão) e montados na fábrica da Siemens de Maribor, Eslovênia, sendo a primeira unidade entregue em 10 de novembro de 2000.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus