Metrô

A história do Metrô de Kiev, utilizado como refúgio na guerra entre Rússia e Ucrânia

Nos últimos dias o mundo tem assistido o horror da guerra com a invasão de tropas Russas na Ucrânia, e o mar de refugiados que tentam salvar suas vidas deixando para trás toda uma vida. Há também aqueles que buscam abrigo e um dos locais procurados foi o Metrô da Capital Kiev. A malha conta com 3 linhas atualmente.

A rede foi a primeira do país e o terceiro a ser construído na União Soviética (depois de Moscovo e São Petersburgo). Transporta diariamente cerca de 1,38 milhões de passageiros. Atualmente o sistema da capital ucraniana tem 52 estações. Conta com a estação mais profunda do mundo, a Arsenalna com 105,5 metro de profundidade.

O que determina a profundidade dos pontos de embarque é a geografia de Kiev, onde a margem alta do rio mais importante é acima do resto da cidade.

Curiosamente a construção de meio de transporte foi afetada por conflitos do passado. O planeamento do sistema de metropolitano teve início em 1916, quando um empresário russo-americano tentou angariar fundos para financiar uma possível rede de metro. A Guerra Civil Russa adiaram o plano, e em 1936, dois anos após a passagem da capital da República Socialista Soviética da Ucrânia de Carcóvia para Quieve, foi proposta novamente a criação do metro; em 1938 a ideia foi novamente adiada devido à preparação para a Segunda Guerra Mundial, que se tornou uma prioridade no investimento de capital.

Quieve adiou mais vezes a construção após a destruição da guerra e apenas em 1949 as obras enfim foram iniciadas, sendo concluídas em 1960 em seu primeiro trecho, com 5,2 km de comprimento entre as estações de Vokzalna e Dnipro.

As estações seguindo todos os sistemas de metrô da ex-União Soviética, são conhecidas por suas decorações vivas e coloridas. As paradas originais do primeiro estágio são bastante decoradas, mostrando o período pós-guerra, a arquitetura stalinista combinada com motivos tradicionais ucranianos.

Mas algumas das paradas mais antigas passaram por atualizações de iluminação e renovação de alguns materiais decorativos. Após a declaração da independência da Ucrânia na sequência da dissolução da União Soviética em 1991, alguns dos símbolos soviéticos foram adaptados aos tempos modernos ou totalmente removidos, alterando a composição arquitetônica dessas estações. Todos esses símbolos soviéticos foram removidos devido às leis de descomunização de 2015.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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