CPTM

Por que o Governo do Estado chama o people mover de Guarulhos de monotrilho?

Nesta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, o Governo do Estado anunciou o início imediato das obras do people mover que vai ligar a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque do Aeroporto de Guarulhos.

Os anúncios da administração estadual e de parte da imprensa, no entanto, informam do forma equivocada o meio de transporte escolhido: é falado que um “monotrilho” fará a ligação entre os quatro pontos de embarque e desembarque.

De acordo com o secretário dos transportes metropolitanos, Paulo Galli, “a decisão de chamar de monotrilho é para a população compreender, já que People Mover é uma nomenclatura técnica”.

O tipo de transporte que será usado chama-se aeromóvel, presente no Rio Grande do Sul. O modal utiliza um singular sistema de propulsão pneumática, inventado por Oskar Hans Wolfgang Coester. O nome Aeromóvel deriva de Aerodynamic Movement Elevated. Alguns autores consideram uma variante do Veículo leve sobre trilhos – VLT.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus