CPTM

Por que o people mover do aeroporto de Guarulhos não é um monotrilho?

Nesta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022, o Governo do Estado anunciou o início imediato das obras do people mover que vai ligar a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque do Aeroporto de Guarulhos.

Os anúncios do Governo do Estado e de parte da imprensa, no entanto, informam errado o meio de transporte escolhido: é falado que um “monotrilho” fará a ligação entre os quatro pontos de embarque e desembarque.

No caso do Governo Estadual, em postagem nas redes sociais, além do termo errado é usado a imagem do monotrilho operacional na Zona Leste de São Paulo:

Por que não é um monotrilho?

O termo monotrilho é referente a uma ferrovia constituída por um único carril/trilho. Não é o caso da tecnologia escolhida para o eixo de transporte do maior aeroporto Brasileiro.

A GRU Airport, concessionária que administra os terminais e que vai bancar a obra, escolheu a tecnologia Aeromovel, presente já em Porto Alegre. Os trens, assim como a Linha 15-Prata, correm em via elevada. Mas no caso do transporte gaúcho, há sobre as vigas dois trilhos, como no Metrô ou em trens urbanos:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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