Divulgação Metrô
Monotrilho

Metrô ajusta equipamentos para retomar lançamento de vigas na marginal

No dia 11 de janeiro de 2022, uma viga do monotrilho da Linha 17-Ouro caiu ao lado da Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Não houve feridos. Na madrugada daquele dia por volta das 03h, a peça caiu ao ser transposta na marginal do Rio Pinheiros.

Os trabalhos seguem suspensos, e há a expectativa de que o lançamento de vigas no local volte entre fevereiro e março.

De acordo com o presidente da estatal, Silvani Pereira, no último fim de semana, foi dado o prosseguimento à readequação de um dos pontos de transposição de vigas-guia para retomar os lançamentos no trecho elevado entre as estações Morumbi e Chucri Zaidan.

Iniciamos o reposicionamento de uma das vigas metálicas horizontais apoiada nos pilares de concreto (aproximadamente 70 cm para baixo). Esta peça foi içada por um guindaste para acerto dos calços. Após conclusão dos ajustes, ela será apoiada novamente nos mesmos pilares de concreto.” – disse Silvani.

Divulgação Metrô

“Não está na velocidade desejada”

As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho voltaram a apresentar morosidade no eixo de transporte que vai ligar as estações Aeroporto de Congonhas e Morumbi, e que tiveram suas construções iniciadas há dez anos, com alguns intervalos e paralisações.

Conforme divulgou o site Metrô/CPTM os vídeos postados pela própria operadora revelam passos lentos nas execuções dos trabalhos.

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, respondendo a um seguidor nas redes sociais, informou que a construtora responsável pelas construções foi notificada e que o ritmo das construções não está no ritmo esperado. “Não está na velocidade desejada, já notificamos a empresa responsável pela obra civil.”

O prazo mais recente é entregar o eixo de transporte em 2023, mas os últimos relatórios de empreendimentos da companhia não arriscam uma data para a abertura das oito estações.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus