Estação Sé | Foto: Renato Lobo - Via Trolebus
Recordar é viver

Estação Sé do Metrô completa 44 anos

No dia 17 de fevereiro de 1978, era inaugurada a Estação Sé do Metrô, sob o marco zero da capital paulista, tida como a maior e mais importante estação do sistema, segundo a própria operadora.

O ponto de conexão das duas linhas mais demandadas do sistema foi feita em uma escavação de 27 metros de profundidade e projetada para atender milhares de pessoas.

SP Sobre Trilhos
@SPSobreTrilhos

Segundo o Metrô, para sua construção, foram retirados do local 382 mil metros cúbicos de terra, o correspondente a 100 mil caminhões. São 39.925 metros² de área construída (quase seis campos de futebol), 38 escadas rolantes, 14 escadas fixas e 36 bloqueios (catracas).

A Sé é responsável por 13% do volume de passageiros do sistema metroviário, e a estação recebe cerca de 350 mil pessoas por dia. Antes da pandemia, esse número chegou a 587 mil. Considerando essa demanda por 21 dias, pode-se dizer que o equivalente a toda a população de São Paulo circulou pela Sé.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus