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Serviço 710 da CPTM não opera até a meia noite

O serviço 710 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM consiste em um atendimento unificado para os passageiros entre as composições das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Na pratica, o passageiro não precisa desembarcar no Brás, se vem de Rio Grande da Serra sentido Jundiaí, ou vice-versa.

O atendimento que já foi aprovado pelos passageiros logo no início de sua implantação em 2021, no entanto, termina mais cedo em relação as outras linhas do sistema metropolitanos de trens da Grande São Paulo. As linhas da CPTM e da ViaMobilidade funcionam até a meia noite.

Mas, o atendimento 710 opera até mais de uma hora a menos, de acordo com a CPTM nas redes sociais: “O último trem partindo de Jundiaí para Rio Grande da Serra está programado para 22h54, passando pela Estação Brás 00h12. O último trem partindo de Rio Grande da Serra para Jundiaí está programado para 23h14, passando pela Estação Brás 00h04″.

Renato Lobo – Via Trolebus

O que explica o horário reduzido?

Quase 2h20: este é o tempo médio de viagem entre as duas pontas, segundo consulta no Google Maps feito no momento de elaboração desse texto. Ou seja, um trem que partiria de Jundiaí a meia noite, chegaria a uma da manhã em Rio Grande da Serra, e ocuparia em parte do seu trajeto, o horário de grande movimento dos trens cargueiros, que ocorre após a meia noite.

Renato Lobo – Via Trolebus

Serviço pode ser cancelado

Durante o mês de agosto de 2021, foi realizada a audiência pública do Trem InterCidades (São Paulo-Campinas) e concessão da Linha 7-Rubi e trem Intermetropolitano Francisco Morato-Campinas.

O ex-secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista coletiva após a realização do evento, informou que ainda há estudos para inclusão da Linha 10. “Nós faremos ainda estes estudos para a possibilidade de ser incluída a Linha 10 ou não. Se for incluso, com certeza fará parte do projeto em uma operação que vai de Jundiaí até Rio Grande da Serra“, disse o titular da pasta na coletiva.

As minutas do edital que estão disponíveis, no entanto, não indicam a inclusão da Linha 10-Turquesa, no pacote de concessão.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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