YouTube video
Metrô SP

Qual linha de Metrô chega primeiro em Guarulhos: Linha 2 ou 19?

A cidade de Guarulhos pode ser contemplada com duas extensões metroviárias. Mas, uma parcela da sociedade é descrente sobre os projetos, em parte por conta da distância entre as primeiras promessas e a atualidade. Por exemplo, a Linha 2 foi prometida chegar na cidade no começo de década passada.

O Governo Estadual segue com os estudos de extensão da malha até Guarulhos, sendo a Linha 19-Celeste, que teve assinado a ordem de serviço do projeto básico recentemente, além da extensão da Linha 2-Verde de Penha até Guarulhos, que está em fase de desapropriações. Representantes do estado disseram que há obras contratadas, e que o assunto da Linha verde pode ser discutido no ano que vem.

Atualmente o ramal está em expansão da Vila Prudente até a Penha. O projeto original era estender da Zona Leste de São Paulo até Guarulhos, mas a administração estadual decidiu por focar esforços na extensão até a Penha.

GESP

Explosão de demanda da Linha 2

Já sobre qual das extensões deve chegar primeiro, o Estado ainda não tem essa resposta. Segundo fala do presidente do Metrô, Silvani Pereira, após um questionamento nas redes sociais, “não avaliamos prazos, mas trabalhamos pra que cheguem as duas, pois a 19 contribui no equilíbrio de demanda da linha 2.”

A fala de Silvani diz respeito a uma possível explosão de demanda no eixo que passa por debaixo da Avenida Paulista. A extensão até a Penha prevê mais de 1,3 milhões de passageiros por dia. Com a linha completa em operação, de Vila Madalena até Guarulhos, a estimativa é que mais de 1,7 milhão de passageiros serão transportados diariamente pela Linha 2-Verde, colocando no chinelo, por exemplo, o carregamento da Linha 3-Vermelha, que em dias úteis antes da pandemia, chegou a levar 1,5 milhões de usuários.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus