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Mobilidade Urbana

3 ferrovias que viraram parques

Ferrovia boa é aquela que leva passageiros ou carga. O leito ferroviário geralmente é um local amplo e aberto. E se não for possível mais o atendimento, por que não transformar os espaços em parques?

No mundo há pelo menos três lugares onde antigas ferrovias foram transformados em espaços de lazer. Confira:

1 – O parque High Line em Nova York

O exemplo mais conhecido é em Nova York, onde uma ferrovia abandonada na década de 80 que outrora serviu para o transporte de cargas, foi revitalizada em parque público em 2009. Localizado em uma área suspensa no alto das ruas do lado oeste de Manhattan, o parque ocupa 2,3 quilômetros e abrange 2,7 hectares. Atravessa 19 quadras de extensão, à beira do rio Hudson.

A estrutura do High Line foi construída no começo dos anos 30 e nos anos 80 já estava totalmente abandonada e condenada à demolição. A inciativa de revitalizar a ferrovia veio um grupo de moradores, que teve o apoio da prefeitura.

2 – Zhongshan Shipyard em Pequim

Na China, o Zhongshan Shipyard, de 11 hectares, foi construído sobre uma ferrovia e um estaleiro erguidos na década de 50 e desativados em 1999, depois da falência da empresa administradora. Apenas três anos depois, em 2002, a área de lazer estava pronta. Houve o cuidado em preservar a história do local, e ainda ressaltar os espaços comuns para os visitantes.

O projeto abordou vários desafios do local, incluindo acomodar níveis variáveis ​​de água e equilibrar os regulamentos de largura do rio para controle de inundações com a proteção de antigas figueiras da margem do rio. Ajudou a reutilizar os restos de docas e máquinas enferrujadas.

3 – Gleisdreieck em Berlim

O parque Gleisdreieck foi projetado para revitalizar a região central de Berlim. O local ganhou este nome por causa dos viadutos da virada do século 20 sobre a estrada de ferro suspensa, que formam um triângulo no local, e desde 1945 o Gleisdreieck era um terreno de resíduos.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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