Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Licitação do Trem InterCidades SP-Campinas sai em março

O edital para a implantação do Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas deve sair em março, de acordo com uma entrevista do Governador João Doria, ao jornal Correio.

O processo prevê junto com o serviço de trem de viagem, a concessão da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, além da extensão do trem parador de Francisco Morato até Campinas.

Já sobre o TIC, o serviço deve ser vendido por assento marcado. A previsão é ligar as duas cidades em 60 minutos, com composições que devem correr acima dos 100 km/h. Os comboios, que vão partir da estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, poderão ser ou de 12 carros ou de dois andares.

Renato Lobo | Via Trolebus

Prazos

Segundo nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM em outubro sobre a audiência pública do projeto de Trem InterCidades, assim como o processo de Consulta Pública, o “prazo de execução total do projeto é de 7 anos, a partir da assinatura do contrato, com possibilidade de entrega do serviço do TIC em 4 anos.”– diz a nota. Ou seja, se os contratos foram assinados em 2022, no melhor cenário o passageiro vai viajar no trem mais rápido do Brasil em 2026. Em um cenário mais pessimista, apenas em 2029.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus