Trens Urbanos

Argentina anuncia modernização e trens chineses para linhas de Buenos Aires

Três ferrovias de passageiros que atendem a Buenos Aires devem passar por modernização. A ação faz parte de uma série de medidas para melhorar o transporte, como a compra de 70 trens Russos.

Na notícia mais recente, foi divulgado que três memorandos de entendimento para a cooperação para a modernização das ferrovias suburbanas Belgrano Norte, Sarmiento e Urquiza foram assinados pelo Ministério de Transporte e Infraestrutura e representantes das empresas chinesas CRRC Qingdao Sifang e China Railway International Group.

Prevê-se que os chineses modernizem a linha de Sarmiento, realizando renovações de via, fornecimento de energia e sinalização, instalação de comunicações por fibra ótica e construção de um centro de controle e pátio.

A China Railway International Group também deve modernizar e eletrificar a linha Belgrano Norte, com escopo incluindo obras de separação de grades, fornecimento de trens e extensão da linha em 15 km até o parque industrial do Pilar.

A CRRC Qingdao Sifang deve oferecer um upgrade na ferrovia General Urquiza, renovando a terceira eletrificação ferroviária e fornecendo novas composições.

Além das obras de modernização da linha, prevê-se que a CRRC possa fornecer 111 veículos para a linha Belgrano Sur, 45 para a linha Sarmiento, 20 para o Tren de la Costa e 90 para outros serviços regionais e suburbanos.

O ministro dos Transportes, Alexis Guerrera, disse que os memorandos de entendimento assinados em 20 de janeiro marcam um fortalecimento dos laços com a China e um passo muito importante para o plano de modernização dos transportes da Argentina.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus