Ferrovia boa é aquela que leva passageiros ou carga. O leito ferroviário geralmente é um local amplo e aberto. E se não for possível mais o atendimento, por que não transformar os espaços em parques?
No mundo há pelo menos três lugares onde antigas ferrovias foram transformados em espaços de lazer. Confira:
1 – O parque High Line em Nova York
O exemplo mais conhecido é em Nova York, onde uma ferrovia abandonada na década de 80 que outrora serviu para o transporte de cargas, foi revitalizada em parque público em 2009. Localizado em uma área suspensa no alto das ruas do lado oeste de Manhattan, o parque ocupa 2,3 quilômetros e abrange 2,7 hectares. Atravessa 19 quadras de extensão, à beira do rio Hudson.
A estrutura do High Line foi construída no começo dos anos 30 e nos anos 80 já estava totalmente abandonada e condenada à demolição. A inciativa de revitalizar a ferrovia veio um grupo de moradores, que teve o apoio da prefeitura.
2 – Zhongshan Shipyard em Pequim
Na China, o Zhongshan Shipyard, de 11 hectares, foi construído sobre uma ferrovia e um estaleiro erguidos na década de 50 e desativados em 1999, depois da falência da empresa administradora. Apenas três anos depois, em 2002, a área de lazer estava pronta. Houve o cuidado em preservar a história do local, e ainda ressaltar os espaços comuns para os visitantes.
O projeto abordou vários desafios do local, incluindo acomodar níveis variáveis de água e equilibrar os regulamentos de largura do rio para controle de inundações com a proteção de antigas figueiras da margem do rio. Ajudou a reutilizar os restos de docas e máquinas enferrujadas.
3 – Gleisdreieck em Berlim
O parque Gleisdreieck foi projetado para revitalizar a região central de Berlim. O local ganhou este nome por causa dos viadutos da virada do século 20 sobre a estrada de ferro suspensa, que formam um triângulo no local, e desde 1945 o Gleisdreieck era um terreno de resíduos.