Site Regional News
Trens Regionais

Caieiras é a primeira cidade a assinar convênio para o Trem InterCidades

A cidade de Caieiras, na Região Metropolitana de São Paulo, é a primeira a assinar convenio com o governo do estado para viabilizar a implantação do Trem InterCidades – TIC, um serviço ferroviário que fará a ligação expressa entre a estação Palmeiras-Barra Funda e Campinas, com parada em Jundiaí.

O município tem uma estação da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, e deve ser rota de passagem do trem expresso. Para implantar o serviço, haverá obras no traçado da ferrovia, além de implantação de novas vias para os comboios cargueiros e de passageiros. Os convênios com as prefeituras que vão abrigar os serviços, ainda que de passagem, são vitais para o sucesso do empreendimento.

Prazos

A previsão do governo estadual é lançar a concorrência do TIC em 2022, e se tudo ocorrer como espera a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o serviço ferroviário poderá estar implantando até 2029. O mesmo edital ainda contempla a operação da Linha 7-Rubi e o Trem InterMetropolitanos, entre Francisco Morato e Campinas.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus