Um ônibus com 36 metros de comprimento, que pode transportar 320 passageiros, por meio de quatro segmentos e três articulações. Esse seria o SRT (Super Rapid Transit), veículo que foi apresentado nesta semana à equipe técnica de mobilidade e transporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), como opção de estudo para o eixo Leste-Oeste.
A apresentação foi feita pela empresa chinesa CRRC Corporation Limited, fabricante de trens e ônibus. “A operação de ônibus elétricos com maior capacidade nos eixos troncais faz parte da evolução do transporte de Curitiba proposta pelo prefeito Rafael Greca. A opção apresentada pela fabricante chinesa integra os estudos em desenvolvimento pela Prefeitura”, afirmou o presidente do Ippuc – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Fernando Jamur.
Um modelo semelhante opera na cidade de Yancheng, província chinesa de Jiangsu. “O SRT é o primeiro modelo de ônibus triarticulado movido a eletricidade que vimos disponível e que pode ser aplicado no sistema existente em Curitiba. Ainda estamos numa fase preliminar de estudo. A viabilidade da operação depende de análises técnicas mais aprofundadas”, explicou o presidente do Ippuc.