Renato Lobo | Via Trolebus
CPTM

Concessão de áreas em estações da CPTM pode inviabilizar serviço 710

Durante o mês de agosto, a secretária dos Transportes Metropolitanos – STM realizou a primeira audiência pública sobre o Trem InterCidade entre São Paulo e Campinas, além da concessão da Linha 7-Rubi e implantação de um trem parador entre Jundiaí e Campinas. Também foi aberta a consulta pública nas minutas dos editais, e até então seguia indefinido a inclusão da Linha 10-Turquesa no pacote.

Neste ano as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa foram unificadas, formando o serviço 710 que foi aprovado pelos usuários, beneficiando 165 mil passageiros.

Renato Lobo | Via Trolebus

Mas uma concessão lançada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM pode indicar a não inclusão da ferrovia que corta o ABC Paulista na lista de serviços concedidos, que por sua vez pode apontar a volta da segregação.

De acordo com uma publicação do Diário Oficial do Estado deste sábado, 06 de novembro de 2021, um aviso de licitação mostra que a operadora deve conceder áreas de estações para exploração comercial nas linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Não seria razoável conceder áreas de estações em paradas que seriam posteriormente concedidas para o ente privado.

O texto oficial diz que a licitação deverá ser para exploração comercial mediante a remuneração e custos de implantação, administração e manutenção, bem como encargos incidentes sobre as atividades desenvolvidas. A Sessão Pública deve ocorrer em 14 de dezembro de 2021.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus