Divulgação
Ônibus

Campinas adota linhas expressas de ônibus em BRT

Campinas ampliou o atendimento do sistema convencional de transporte público ao Corredor BRT Perimetral, segundo um comunicado conjunto da Secretaria de Transportes (Setransp) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

De acordo com a nota, a partir do dia 08 de novembro, as linhas 212 (Terminal Itajaí) e 229 (Jardim Florence II) passam a circular, de forma expressa (sem paradas), no BRT Perimetral (antigo leito do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos), também no sentido Centro. A medida beneficia mais de 18 mil passageiros diariamente.

As duas linhas já atendem ao Corredor Perimetral no sentido bairro (Campo Grande). No sentido contrário, os itinerários atuais serão mantidos até a Avenida John Boyd Dunlop, onde as linhas acessam a alça que liga os Corredores Campo Grande e Perimetral. Na sequência, passam pelo viaduto estaiado e pela Estação BRT Rodoviária, acessando as vias Dr. Mascarenhas, Sebastião de Souza e Senador Saraiva, retomando o itinerário convencional pelo Viaduto Miguel Vicente Cury e Avenida Moraes Salles.

Pelo novo roteiros, a 212 e a 229 deixam de circular na Rua José Maria Lisboa, Cadete João Teixeira, Avenida Barão de Monte Alegre e Rua Dr. Salles Oliveira. Neste trajeto, deixam de parar em nove pontos. Três paradas já existentes passam a ser atendidas pelas linhas, sendo uma na Rua Dr. Mascarenhas e duas na Avenida Senador Saraiva.

Principal linha de conexão entre o Centro e o Campo Grande, a 212 atende, atualmente, cerca de 12 mil passageiros por dia. Na 229, são cerca de 6 mil passageiros transportados.

Confira, no mapa produzido pela Emdec, o novo itinerário das linhas 212 e 229:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus