As obras do monotrilho da Linha 17-Ouro, mais especificamente no Pátio Água Espraiada, chegaram na fase de instalação das vigas-trilho ou viga-guia, que são as peças de concretos por onde os trens são apoiados e se deslocam.
Os trabalhos devem iniciar pelo bloco A, que começam na semana que vem. A instalação das peças neste local deve terminar em dezembro, de acordo com o presidente do Metrô, Silvani Metrô, nas redes sociais:
“Iniciamos o processo de forma, armação e colocação de elementos para protensão do concreto das vigas-guia do Bloco A do pátio Água Espraiada, na Linha 17-Ouro. Ao todo, serão 172 vigas instaladas. A previsão é começar a concretagem das primeiras vigas no dia 10 de novembro. A previsão é concluir as 18 vigas do Bloco A em dezembro.”
Corrida contra o tempo
A percepção de quem passa em frente ao pátio, que irá abrigar os trens do eixo de transporte que vai conectar o Aeroporto de Congonhas e a rede metroferroviária, é que restam muitas etapas a serem vencidas. Os planos mais otimistas da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM é ter o primeiro trem no local já em março.
Além das vigas-trilhos, restam todos os equipamentos, como maquinários de manutenção dos próprios trens, entre outros. Em outras palavras, as equipes teriam pelo menos cinco meses para que o local esteja adequado para receber a primeira composição vinda da China.
No último relatório de empreendimentos da companhia, datado do mês de setembro, o documento mostra que o trabalho parece estar focado mesmo no Bloco A, com a “execução da alvenaria e emboço“.