Foto: Samuel Rocha
SPTrans

SPTrans testa pagamento de tarifa por meio de QR Code

A SPTrans, órgão que gerência o transporte por ônibus na cidade de São Paulo, informou por meio de um comunicado que deu início ao projeto experimental para pagamento de tarifa via QR Code.

Por enquanto a funcionalidade estará presente em 17 ônibus da linha 4031/10 Pq. Sta. Madalena – Metrô Tamanduateí, a partir desta sexta-feira, 1º de outubro. O teste é mais uma opção de pagamento oferecida aos passageiros do transporte público que pagam a tarifa em dinheiro, acompanhando as novas tecnologias disponíveis no mercado.

A fase de testes terá a duração de seis meses e serão realizadas pesquisas com os passageiros da linha 4031/10 para avaliar o índice de satisfação com a nova tecnologia implantada. Diariamente, a linha transporta mais de seis mil pessoas.

A utilização do QR Code permitirá que o passageiro realize uma viagem a cada tarifa de R$ 4,40 paga, sem direito à integração.

Para realizar o pagamento durante a fase de testes, o usuário precisa instalar em seu smartphone o app SP PASS, cadastrar-se, adquirir créditos/passagens e gerar o QR Code para a leitura no próprio validador do ônibus.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus