Fotografia reklamowa Lukasz Bera
Ônibus

Solaris apresenta seu novo ônibus “micrão” elétrico

No fim de setembro foi lançado o mais recente ônibus elétrico da Solaris, o Urbino 9 LE elétrico, sendo padronizado com todos os outros veículos da 4ª geração. Ao lado do ônibus elétrico Urbino 15 LE, este veículo é mais uma opção na gama elétrica Solaris que atende aos requisitos para veículos das classes I e II.

O micrão ou minibus tem o comprimento de 9.270 mm, largura de 2.400 mm e altura de 3.395 mm. De acordo com a fabricante, suas dimensões compactas não só terão um desempenho brilhante em espaços apertados da cidade, mas também em subidas íngremes e em curvas fechadas. O veículo foi concebido de forma a que o seu interior possa ser adaptado aos requisitos de homologação da classe I ou classe II.

O ônibus elétrico Urbino 9 LE está equipado com um motor elétrico central com potência de pico de 220 kW. O motor é refrigerado a líquido e a força motriz é transmitida ao segundo eixo do veículo. O sistema de propulsão no novo modelo é alimentado por energia armazenada em baterias de alta energia, ou seja, com maior densidade energética, que se caracterizam por maior capacidade e são recarregadas principalmente à noite. A capacidade máxima das baterias de alta energia do ônibus elétrico Urbino 9 LE é de mais de 350 kWh.

Fotografia reklamowa Lukasz Bera

As baterias podem ser recarregadas convencionalmente usando uma conexão plug-in. Além disso, existe a opção de montagem de um pantógrafo, que são de três tipos, na cobertura. Além de um pantógrafo convencional, os operadores podem optar por novas soluções de carregamento rápido.

Apesar de suas dimensões compactas, o veículo tem espaço para um número significativo de assentos, muitos deles voltados para a frente. O número máximo de assentos para ambas as classes de veículos é 27. Os passageiros embarcarão por portas dispostas em um layout de 1-2. Além disso, o veículo dispõe de espaços dedicados a passageiros com deficiência ou que viajam com carrinhos de bebé ou carrinhos de bebé, bem como poltronas equipadas com ISOFIX, sistema que permite a fixação segura de cadeiras infantis. Dependendo do equipamento instalado, o veículo classe I oferece espaço para 73, enquanto o veículo classe II acomoda 60 passageiros no total.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus