Ônibus

Sem comprar veículos a diesel, Moscou recebe seu 800º ônibus elétrico

Moscou recebeu seu 800º ônibus elétrico. O veículo foi montado na fábrica ecológica SVARZ da KAMAZ, inaugurada em abril. Trata-se do 200º veículo comprado com os recursos dos títulos verdes. O coletivo é de propriedade da Mosgortrans, a principal operadora de transporte público de superfície urbano da cidade.

Os ônibus elétricos foram lançados em Moscou há apenas 3 anos, em 2018. Estão distribuídos em 61 linhas. 58 milhões de quilômetros foram percorridos, mais de 128 milhões de passageiros foram transportados, diz o Departamento de Desenvolvimento de Infraestrutura de Transporte e Rodovias. Há atualmente mais de 150 estruturas de carregamento na cidade. No final de 2023, esse número aumentará para 500 estações.

O governo de Moscou lançará mais 200 novos veículos elétricos até o final do ano. Haverá 1.000 ônibus elétricos operando em Moscou até 2022

Em 2021, Moscou parou de comprar ônibus a diesel para o operador de transporte público de superfície. Hoje, a cidade está focada em alternativas ecológicas e acompanha as tendências do mercado mundial de veículos elétricos. Moscou é considerada a maior frota de ônibus elétricos da Europa. De acordo com o Departamento de Transporte de Moscou, todas as rotas da cidade serão operadas por ônibus ecológicos até 2030. Para atingir a meta, o Governo de Moscou comprará mais de 500 ônibus elétricos por ano, bem como desenvolverá um ônibus a hidrogênio inovador modelo junto com KAMAZ e RUSNANO”, disse Maksim Liksutov, o vice-prefeito de Moscou para os transportes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus