Durante o mês de agosto, foi realizada a audiência pública do Trem InterCidades (São Paulo-Campinas) e concessão da Linha 7-Rubi e trem Intermetropolitano Francisco Morato-Campinas.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista coletiva após a realização do evento, informou que ainda há estudos para inclusão da Linha 10. “Nós faremos ainda estes estudos para a possibilidade de ser incluída a Linha 10 ou não. Se for incluso, com certeza fará parte do projeto em uma operação que vai de Jundiaí até Rio Grande da Serra“, disse o titular da pasta na coletiva.
As minutas do edital que estão disponíveis, no entanto, não indicam a inclusão da Linha 10-Turquesa, no pacote de concessão.
Em reposta nas redes sociais, quando um seguidor perguntou sobre a permanência do serviço 710 em operação, que é a junção das linhas 7 e 10, Baldy informou que “queremos manter” o atendimento.
165 mil passageiros beneficiados
De acordo com a CPTM, com a nova configuração operacional, estima-se que cerca de 165 mil passageiros tenham sido beneficiados diariamente com o fim da transferência entre trens na Estação Brás, aproximadamente 30% do total transportado nas duas linhas. Além disso, segundo estudos preliminares, os passageiros economizam 8 minutos não realizando a transferência nas Linhas 7 e 10.
Já Pedro Moro, presidente da CPTM, disse que a satisfação do passageiro é uma conquista de centenas de colaboradores que, diariamente, se esforçam para melhorar o atendimento e a vida dessas pessoas que dependem da companhia para se locomover diariamente, principalmente em tempos de pandemia. “É um desafio diário, mas sempre envolvido em muito planejamento e, principalmente, em respeito por quem utiliza os nossos serviços”, afirma.