Foto: Samuel Rocha
SPTrans

Prefeitura de SP anuncia novas faixas exclusivas de ônibus

A Prefeitura de São Paulo, após um período de anos sem implantar faixas exclusivas de ônibus, vem anunciando novas estruturas, e o anuncio mais recente prevê ao menos 13,23 km ainda neste ano.

De acordo com um comunicado do poder público, a iniciativa faz parte do Programa de Metas, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Com esses 13,23 km, a Prefeitura concluirá 25% da meta já no primeiro ano da gestão e a cidade passará de 536 km para praticamente 550 km de faixas exclusivas de ônibus.

A primeira entrega ocorreu no dia 25 de setembro, com 0,43 km em três novas faixas no entorno do Terminal Grajaú, na zona Sul. Dois dias depois, entrou em operação uma faixa exclusiva no Viaduto Antártica, na zona Oeste, com 1,9 km de extensão somando ambos os sentidos. Cerca de 50 mil pessoas passaram a ser beneficiadas em cada uma dessas estruturas.

Ainda neste mês, será concluída uma via na Rua Serra de Botucatu, na zona Leste. Serão 1,6 km entre a Av. Conselheiro Carrão e a Rua Itapura, no sentido centro, beneficiando 26 mil pessoas por dia.

Até o fim do ano, também na zona Leste, será inaugurada uma faixa exclusiva de 9,3 km (somando ambos os sentidos) na Av. José Pinheiro Borges, entre a alça de acesso para a Av. Jacu Pêssego e a Rua Copenhague, que atenderá 90 mil pessoas por dia.

“A nossa missão é dar fluidez ao transporte coletivo para garantir que o passageiro tenha acesso a um serviço eficiente, com qualidade e rapidez. A criação dessas faixas exclusivas é o resultado desse empenho em proporcionar a circulação do coletivo de forma eficiente para o usuário“, disse o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus