A Metrô do Porto de Portugal apresentou o desenho dos veículos leves sobre trilhos da classe 18 CT encomendados à CRRC Tangshan. O modelo foi desenvolvido em conjunto pelo fabricante e consultores externos, com o apoio de uma equipe multidisciplinar da operadora.
“Queríamos manter a nossa identidade e a nossa marca visual, mas dar um salto em frente, um novo impulso, que está associado a uma nova fase de expansão”, disse Joana Barros, que coordenou a equipa de design. “Desenhamos os faróis dianteiros em forma de sorriso… os veículos terão uma presença simpática na cidade.”
Os trens podem operar até 80 km/h, são bidirecionais, com 35 metros de comprimento e sete portas de cada lado. Cada carro terá capacidade para 252 passageiros, incluindo 64 sentados.
A CRRC Tangshan venceu a Siemens Mobility e a Škoda Transportation e levou o pedido de € 49,6 milhões assinado em janeiro de 2020. A aquisição está sendo financiada pelo Fundo Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Ação Climática.
A entrega das primeiras composições está prevista para começar no segundo semestre de 2022, sendo entregue um por mês.