Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trem de Carga Trens Urbanos

Marco Legal das Ferrovias deve viabilizar 5,4 mil quilômetros de ferrovias, diz Minfra

Após a aprovação do Marco Legal das Ferrovias, o Ministério da Infraestrutura -Minfra informou que registrou 19 pedidos para criação de trechos ferroviários pelo país pelo instrumento de autorização. De acordo com a pasta, os pedidos somam 5,4 mil quilômetros e compõem expectativas de investimento de 81,5 bilhões de reais, passando por 12 Estados do país.

O marco foi aprovado pelo Senado e viabiliza o aumento de investimentos privados no setor ao reduzir a burocracia para construção de novas ferrovias, permitindo o aproveitamento de trechos ociosos para outros fins, como transporte de passageiros.

O ministério destaca pedidos da Rumo, com 557 quilômetros entre Lucas do Rio Verde e Água Boa (MT), além do segmento de 235 quilômetros entre Santa Vitória (MG) e Uberlândia (MG), ambos já solicitados pela VLI. As solicitações estão em análise pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), sendo que 14 já passam por avaliação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) quanto à viabilidade locacional.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios