Foto: Raphael Comitre
Metrô SP

Termo para projeto da Linha 5 do metrô até o Jardim Ângela é aprovado

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) informou por meio de um comunicado a aprovação do termo de referência para contratação do projeto funcional para a expansão da Linha 5-Lilás de metrô, do Capão Redondo até o Jardim Ângela. A construção, de acordo com a pasta, contempla duas novas estações e um terminal de ônibus, sendo 4,33 km de extensão e a estimativa é beneficiar cerca de 130 mil moradores.

Analisamos e aprovamos o projeto funcional que, neste primeiro momento, atendeu nossas expectativas e cronograma. Com isso, estamos dando sequência a esse projeto que vai ajudar na mobilidade de tantas pessoas e que é tão esperado pela região“, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy.

Renato Lobo | Via Trolebus

O estudo, que foi encomendado à concessionária ViaMobilidade, empresa que opera a Linha 5-Lilás, especifica e detalha os requisitos que devem constar no projeto (custos, mão de obra, etc.) e norteia as empresas interessadas em encapar o projeto funcional da obra civil e sistemas.

O prazo previsto para análise e conclusão dessa primeira etapa é de 24 meses. Nos próximos meses entram em desenvolvimento e aprovação outros temas, como estudo de demanda de passageiros e consultoria ambiental.

Prazo otimista para o início das obras

No ano passado foi anunciado a extensão com entusiasmo pelo governo estadual, mas na verdade foi a contratação de projetos que contam com um prazo de dois anos. Recentemente, o titular da pasta, informou pelas redes sociais que pretende iniciar as construções ainda em 2022:

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Vejo que STM está enrolando esse projeto a 2 semanas atrás pelo Instagram o secretário Alexandre Baldy me informou que a empresa que faria os projetos já estava contratado e ágora eles vem com essa conversa que aprovou e que agora vai contratar, isso ele estão empurrando com a barriga e em 2022 isso vai virar campanha para eleição, já fizeram isso em 2 campanhas anteriores e vão fazer isso novamente.

Publicidade

Anúncios