Metrô

Bogotá nomeia consórcio para projetar linha 2 do Metrô

Com previsão de início das operações da primeira linha de Metrô em Bogotá nos próximos anos, a administração municipal vem articulando a execução do segundo atendimento na capital que teve um dos sistemas de ônibus por BRT (Bus Rapid Transit) referência no mundo.

O consórcio UT Movilidad Urbana Sostenible obteve um contrato para realizar o projeto de execução da Linha 2 do metrô de Bogotá. Liderado pela Systra, o consórcio inclui Garrigues Colombia, Brigard & Urrutia Abogados, KPMG Advisory Tax & Legal, BONUS Banca de Inversión e Ingetec Ingeniería y Diseños.

Concebida como uma linha totalmente automatizada com operação ferroviária desacompanhada, a Linha 2 terá 15,8 km de extensão, com 11 estações atendendo Chapinero, Barrios Unidos, Engativá e Suba. O alinhamento inclui 13,5 km no subsolo e 400 m elevados, com o restante em rampa.

Linha 1

A primeira linha terá 23,8 km, com inauguração prevista para 2028, percorrerá de norte a sul da Carrera 94 à Calle 72, com capacidade máxima de 72.000 passageiros por hora e por sentido.

A CRRC Changchun obteve um contrato para fornecer 30 trens sem condutor para a futura ligação metroviária.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus