Foto: CPTM
CPTM Trens Regionais

Trem Intercidades São Paulo-Campinas dará seu primeiro “passo concreto”

Desde meados da década de 2000 fala-se na implantação de um trem de passageiros para ligar cidades importantes do Estado de São Paulo, como o serviço São Paulo-Campinas. O antes chamado “trem regional” chegou até a ter audiência publica em 2013, mas a ideia de uma forma de locomoção concorrente ao meio de transporte rodoviário não foi para frente.

Agora a atual gestão diz que o projeto está mais maduro, e no próximo dia 16 de agosto deve ser realizada a primeira audiência publica do chamado “trem intercidades”, concessão que deve englobar a Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, e um serviço parador entre Francisco Morato e Campinas, o chamado “Trem Intermetropolitano”. Também será aberta a consulta publica para que a sociedade forneça suas contribuições.

Foto: Renato Lobo | Via Trolebus

Talvez com trem até Santos

Em entrevista a Rádio Jovem Pan, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, voltou a afirmar que as linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM poderão ser concedidas.

O secretário ainda fala em conceder as linhas 10-Turquesa e Trem Intercidades – TIC entre São Paulo e Baixada Santista. Os atendimentos estão sendo estudados para serem inclusos na concessão do trem até Campinas e Linha 7-Rubi.

Resta saber se o trecho entre São Paulo e a Baixada Santista será incluso na concessão como eixo obrigatório, ou a futura operadora terá que gerir o meio de transporte caso um dia o Estado construa a ligação, como ocorreu na futura linha São Paulo-Sorocaba.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus