Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Metrô SP

Metrô de SP abre chamamento para trem ativiral

O Metrô de São Paulo, por meio do Diário Oficial, informou que abriu o início do Chamamento Público para realização do projeto “Adote um Trem”, se tratando do colhimento de ideias para criar um sistema contra a contaminação cruzada por vírus e bactérias nos trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo.

Segundo o texto, as propostas dos interessados em participar deverão ser entregues no endereço Rua Boa Vista, 175 – Bloco B, 7º andar – mezanino, a/c da Gerência de Contratações e Compras – GCP, ou enviadas para os e-mails [email protected] e [email protected]. O Chamamento Público na íntegra está disponível gratuitamente no site da Companhia do Metrô, www.metro.sp.gov.br, a partir de 18/08/2021.

Primeiro trem antiviral

YouTube video

Em tempos de pandemia aumenta o temor das pessoas na infecção pelo novo coronavírus, incluindo no uso do transporte público. Uma pesquisa do DataSenado apontou que já em junho de 2020, antes mesmo da segunda onda da pandemia, 9 em cada 10 brasileiros disseram ter medo de ser infectado no transporte coletivo.

As fabricantes e operadoras vêm pensando em formas de aumentar o nível de segurança nos veículos. O Metrô de São Paulo, por exemplo, apresentou em abril de 2021, o primeiro trem antiviral. A composição H67 foi a escolhida para ter o novo tipo tratamento. Na prática, os pega-mãos, vidros e superfícies da composição contam com um novo material revestido, semelhante a um adesivo para facilitar a limpeza.

A composição também passa por um processo de nebulização nos pátios, e o novo tipo de revestimento permite que o produto tenha um prazo prolongado. O novo processo de higienização pode matar vírus, como o causador da covid-19. O revestimento custou em torno de R$ 16 mil reais, e sua aplicação é anual.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus