Divulgação Metrô
Recordar é viver

Há 49 anos, Metrô de São Paulo recebia primeiro trem

No dia 18 de agosto de 1972, o Metrô recebia seu primeiro trem, que depois se tornaria uma das composições da frota A. O fato foi lembrado pela operadora em uma postagem nas redes sociais do estilo TBT:

A Frota A do Metrô de São Paulo foi a primeira de Metrô do Brasil. Os primeiros trens operaram comercialmente entre 1974 e 2018, ano em que o último trem foi retirado de serviço, no dia 2 de fevereiro, para modernização.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo realizou em 1969 uma licitação internacional para a aquisição de 198 carros para a Linha Norte Sul do Metrô. Várias empresas se apresentaram para a concorrência, sendo classificadas: Budd Company, Mafersa, Westinghouse Air Brake (WABCO) e Westinghouse Electric Corporation Fresinbra e Villares S/A.

Das 198 carrocerias encomendadas , 56 foram construídas nos Estados Unidos pela Budd (para serem completadas no Brasil) e 142 pela Mafersa no Brasil. No total, o índice de nacionalização do projeto foi de 60%.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus