Passados nove anos após o início das obras da Linha 17-Ouro do monotrilho, a segunda estação do trecho entre o Morumbi e as estações Congonhas e Jardim Aeroporto recebeu suas escadas rolantes.
A informação é do presidente do Metrô Silvani Pereira, nas redes sociais. “Nesta madrugada foi descarregada a primeira escada rolante que será instalada na estação Chucri Zaidan da Linha 17″, diz Silvani.
De acordo com ele, nesta etapa, serão 24 escadas rolantes: 6 da estação Chucri Zaidan, 6 da estação Vila Cordeiro, 6 da estação Vereador Jose Diniz, 6 da estação Brooklin Paulista. A conclusão desta etapa está prevista para setembro.
Promessa para 2022
Apesar de uma certa morosidade nas construções, o governo estadual ainda mantém o prazo para entrega de um primeiro trecho do monotrilho para 2022.
Para dar celeridade às obras, a Coesa Engenharia deve receber reforço de uma nova empresa. De acordo com publicação no site do Metrô, na sessão de licitações, a KPE Performance em Engenharia passou a fazer parte do Consórcio Monotrilho Ouro, conforme aditivo assinado na semana passada.
O maior desafia ainda é entregar os trens. O Metrô de São Paulo divulgou em seu site o “Relatório Integrado – Metrô de São Paulo – 2020“, que a chegada do primeiro trem, chamado de “cabeça de série” será em 30 de dezembro de 2022. Já sobre “entrega do empreendimento para a Concessionária Via Mobilidade/ Início da Operação Comercial pela Concessionária”, o relatório aponta como data prevista para 30 de abril de 2023. Sobre a operação plena, o documento prevê em 31 de outubro de 2023, com operação plena com 14 trens.