Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Dória diz que trem que vai ligar São Paulo e São José será elétrico

O Governador João Doria, em coletiva de imprensa em evento da Linha 6-Laranja do Metrô, afirmou que os trens que devem operar no trecho São Paulo-São José dos Campos, o chamado eixo leste do Trem InterCidades, devem ser elétricos, assim como o material rodante do eixo oeste, entre a capital e Campinas.

A fala enterra de vez a opção por composições a biodiesel, mencionada pela própria administração pública desde o começo da atual gestão.

Sem previsão de licitação

Apesar das promessas de um trem ligando São Paulo até o Vale do Paraíba, não há uma data clara sobre o lançamento da licitação. Os representantes do estado tratam o projeto do TIC Norte como “protótipo”. Essa concessão teve a primeira audiência pública nesta semana.

Foto: Diário dos Trilhos

Concessão das linhas 11, 12 e 13

Em palestra na ACSP – Associação Comercial de São Paulo, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, falou sobre o projeto do Trem Intercidades entre São Paulo e São José dos Campos.

O titular da pasta citou o que chama de “gatilho” da concessão das linhas 8 e 9 da CPTM, para operação do Trem Intercidades do chamado eixo oeste entre São Paulo e Sorocaba. A licitação vencida pela operadora do grupo CCR e Ruas Invest, prevê a operação até Sorocaba, caso um dia o governo do estado implante a ligação ferroviária.

Como a gente fez com a Linha 8 até Sorocaba, é um gatilho da concessão que foi vencida pela ViaMobilidade, portanto é um investimento que vai ser realizado, na linha 8 para que o trem chega até Sorocaba, para que a gente posso incluir a Linha 10 com Santos, e que a gente vem estudando para fazer até São José dos Campos, que seriam os quatro trens intercidades que partem da cidade de São Paulo”, disse Baldy.

O eixo entre a capital e São José dos Campos passaria pelos trilhos onde hoje operam as linhas 11, 12 e 13, da CPTM, onde os atendimentos estão sendo objetos de estudos de uma nova concessão. Em entrevista a Rádio Bandeirantes, o Secretário dos Transportes Metropolitanos informou, como anteriormente, que há análises para realização desta licitação, sem mencionar prazos para lançamento.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus